O flange solto (lap joint, em inglês) liga dois componentes de um mesmo sistema de tubulação. A diferença para outros modelos é que não fica preso, podendo deslizar facilmente sobre todo o tubo. Isso facilita o alinhamento dos furos e a montagem, que acontece por parafusos.
O flange solto foi feito para tubulações que usam pestana, conhecidas como stub-ends. E, também, sistemas que exigem desmontagens frequentes. O fato de ser “solto” proporciona um alinhamento dos furos de maneira muito facilitada.
Os flanges soltos possuem esse nome porque são fixados por meio de parafusos, que se conectam em outro flange. Com isso, ficam “soltos” nas linhas, já que não possuem solda. Ou seja, a fixação por solda não é utilizada nesse flange.
O custo-benefício desse tipo de flange é singular, o que faz com que seja um dos mais atrativos do mercado para várias indústrias.
Além disso, tem montagem simples, que pode ser feita em pares: um flange solto se conecta a outro flange similar por meio de parafusos. Por isso, pode ser usado em diversos formatos de equipamentos e válvulas.
Visualmente, o flange solto é muito parecido com o flange liso. No entanto, a principal diferença é o raio de curvatura que existe em uma das extremidades e serve para o encaixe da pestana tipo A.
A principal característica do flange solto é o fato de não ser fixo à tubulação por soldas. Esse motivo faz com que deslize livremente em todo sistema tubular, “parando” somente na extremidade, onde se tem as pestanas.
A pestana, por sua vez, é uma peça com a função de juntar dois componentes em um sistema de tubulação. O produto deve ser de qualidade para garantir eficácia durante a instalação e o uso, permitindo a desmontagem sem operações destrutivas.
Além disso, considere que o flange solto pode ser usado em tubulações que possuem materiais nobres e/ou custo elevado. Isso porque não entra em contato com o fluido. O seu principal benefício é a facilidade em ser alinhado com os furos.
Na Filmach, importamos os flanges soltos na classe de pressão de 1.500 Libras, inox 304/304L. Tudo isso garante vantagens e durabilidade.
As principais aplicações do flange solto acontecem em situações em que é possível trabalhar em conjunto com pestanas. A peça é ideal para integrar linhas de tubulações que exigem manutenção periódica, permitindo desmontagens rápidas e seguras, através da fácil fixação.
Por ter um ótimo custo-benefício, também é recomendado para ocasiões em que o custo do sistema deve ser baixo. Lembrando que esse flange não entra em contato com o fluido, podendo ser usado em tubos com materiais nobres e em diferentes classes de pressão.
Tudo isso faz com que esse tipo de flange seja compatível em várias indústrias e projetos.
A Filmach faz a importação de modelos de flanges que passaram por rigorosas exigências durante o processo de fabricação. Entre os principais: flange solto, flange sobreposto, flange cego e flange pescoço.
Para negociações no Brasil, a empresa disponibiliza condições especiais em toda linha de flange solto em aço inoxidável. Para entender mais, fale com um especialista.
🌐 linktr.ee/filmachequipamentos
📲 Fixo (47) 3048-5143